1
A GPS É UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA?

Não. A GPS é uma gestora de investimentos independente e, diferentemente da maioria dos bancos, não possui produtos próprios e não atua como instituição bancária no Brasil.

A GPS faz parte do grupo Julius Baer, um banco privado que atua em esfera global e é dedicado a fazer assessoria de investimentos. Assim como a GPS, o Julius Baer também não possui produtos próprios

2
É necessário abrir uma conta na GPS para se tornar cliente?

Não. O cliente assina apenas um contrato de prestação de serviços de assessoria financeira. No entanto, a GPS utiliza plataforma de outras instituições financeiras para acessar e custodiar os investimentos.

3
O que faz um serviço de assessoria financeira de investimentos?

O serviço de assessoria financeira busca construir um portfólio de investimentos mais adequado a cada cliente de acordo com suas necessidades, considerando o momento de vida, estrutura familiar e perfil de risco. Ele pode envolver questões como planejamento sucessório e fiscal, além de treinamento.

4
Qual é o principal fator que determina que a GPS tenha isenção total de conflito na gestão de patrimônios financeiros?

O principal fator é o modelo de remuneração, o qual pode ser de forma direta ou indireta.

O modelo praticado pela GPS é caracterizado por ser orientado ao interesse do cliente, pela prestação do serviço de assessoria financeira por meio do recebimento exclusivo de uma taxa fixa paga pelos investidores e não absorção de comissões e benefícios. O modelo baseado em remuneração indireta, tradicionalmente mais conhecido no mercado, pode trazer viés nas alocações e comercialização e/ou distribuição de determinados produtos financeiros em troca do recebimento de comissões e benefícios. A estrutura da GPS deixa o modelo isento de conflito de interesses na escolha das alocações.

 
5
Qual é a forma de remuneração da GPS e como o investidor a paga?

A GPS é remunerada exclusivamente por uma taxa fixa paga pelos seus clientes sobre os recursos administrados. Não há nenhum tipo de comissões ou outras taxas que possam compor a remuneração.

6
Qual é a vantagem de escolher uma gestora que receba esse tipo de remuneração?

Esse modelo de remuneração permite que a empresa esteja sempre alinhada exclusivamente aos interesses do cliente. Na GPS não existe incentivo para que a alocação do investidor seja mais agressiva ou conservadora, dependendo exclusivamente do perfil e objetivos do cliente e das análises qualitativas e quantitativas feita pela equipe de Estratégia de Investimentos.

7
Como o tamanho do gestor pode influenciar os investimentos?

O tamanho da gestora influencia no poder de barganha que se tem com os demais players de mercado. Exemplos de onde a GPS tem ganhos significativos: taxas de administração e custos diferenciados junto a gestores e bancos; melhores taxas em ativos de renda fixa e participação em ofertas privadas.

Outro importante fator é que um gestor com escalabilidade consegue montar uma melhor estrutura para gestão dos investimentos, uma vez que possui mais recursos para contratar melhores profissionais, prover melhores sistemas e tecnologias, entre outros.

8
O CLIENTE CORRE RISCO DE CRÉDITO DA GPS?

Não, o investidor não corre risco de crédito da GPS, pois a assessoria financeira é feita utilizando-se de estrutura de instituição financeira de primeira linha.

 
9
Como a GPS define a composição da carteira de investimentos?

O portfólio do cliente é definido com base no perfil de risco, momento de vida e objetivos do cliente. A composição da carteira representará o perfil identificado, sendo reavaliada periodicamente de acordo com a dinâmica do mercado.

10
O que é um Fundo Exclusivo e qual é o papel da GPS na gestão dele?

O Fundo Exclusivo é um fundo de investimento cuja estrutura é apropriada para atender apenas um único cotista ou um número restrito de cotistas, com o objetivo de suprir as necessidades específicas do investidor e proporcionar liberdade e exclusividade para montar seu portfólio. O papel da GPS é fazer a gestão do fundo, determinando as alocações de acordo com o perfil do cliente.

11
A GPS recomenda investimentos em previdência?

A GPS recomenda investimentos em previdência a clientes que possuem interesses específicos que essa classe pode oferecer, tais como benefício tributário, planejamento sucessório e plano de aposentadoria complementar. A análise de necessidade de investimentos em fundos de previdência é feita a partir do perfil de risco, momento de vida e necessidades futuras do cliente.